Pular para o conteúdo principal

Prolog - Significado e Funcionalidade


O que é Prolog? 

Prolog significa programação em lógica. No paradigma de programação lógica, a linguagem prolog está mais amplamente disponível. 

Prolog é uma linguagem declarativa, o que significa que um programa consiste em dados baseados em fatos e regras (relacionamento lógico) em vez de calcular como encontrar uma solução.

Um relacionamento lógico descreve os relacionamentos válidos para um determinado aplicativo. Para obter a solução, o usuário faz uma pergunta em vez de executar um programa. 

Quando um usuário faz uma pergunta, para determinar a resposta, o sistema de tempo de execução pesquisa no banco de dados de fatos e regras. O primeiro Prolog foi 'Marseille Prolog', baseado no trabalho de Colmerauer. 

O principal exemplo de linguagem de programação de quarta geração foi o Prolog. Ele suporta o paradigma de programação declarativa.

Em 1981, foi anunciado um projeto de computador japonês de 5ª geração . Depois disso, foi adotado o Prolog como linguagem de desenvolvimento. 

Os recursos do Prolog são 'variáveis lógicas', o que significa que eles se comportam como uma estrutura de dados uniforme, uma estratégia de retrocesso para procurar provas, um recurso de correspondência de padrões, variável matemática e entrada e saída são intercambiáveis.

Para deduzir a resposta, haverá mais de uma maneira. Nesse caso, o sistema de tempo de execução será solicitado a encontrar outra solução. 

Para gerar outra solução, use a estratégia de retrocesso. Prolog é uma linguagem de tipo fraco com regras de escopo estático e verificação dinâmica de tipo.

Prolog é uma linguagem declarativa que significa que podemos especificar qual problema queremos resolver, em vez de como resolvê-lo.

Funcionalidade:

Prolog é usado em algumas áreas como banco de dados, processamento de linguagem natural, inteligência artificial, mas é bastante inútil em algumas áreas, como algoritmo numérico ou gráficos de instância.

As aplicações de inteligência artificial podem ser sistemas de raciocínio automatizados, interfaces de linguagem natural e sistemas especialistas. O sistema especialista consiste em um mecanismo de interface e um banco de dados de fatos. 

O sistema de tempo de execução do prolog fornece o serviço de um mecanismo de interface. Um ambiente de programação lógica básica não possui valores literais.

Um identificador com letras maiúsculas e outros identificadores denotam variáveis. Identificadores que começam com letras minúsculas indicam valores de dados.

Os elementos básicos do Prolog não têm tipo. A maioria das implementações de Prolog foram aprimoradas para incluir valores inteiros, caracteres e operações.

O mecanismo do Prolog descreve as tuplas e listas. A linguagem de programação funcional e o Prolog têm algumas semelhanças com o Hugs. Um programa lógico é usado para consistir na definição da relação. 

Uma linguagem de programação funcional é usada para consistir em uma sequência de definições de funções.

Tanto a programação lógica quanto a programação funcional dependem fortemente de definições recursivas.

Aplicações:

As aplicações do Prolog são as seguintes:

Idioma de Especificação.

Planejamento de Robô.

Compreensão da linguagem natural.

Aprendizado de máquina.

Solução de problemas.

Recuperação inteligente de banco de dados.

Sistema inteligente.

Raciocínio Automatizado.

Exemplo de "Hello, World!" em Prolog:


: -   initialization(main).
main  : -  writeln("Hello, World!").



Se gostou do conteúdo, considere me pagar um café:

Curso de HTML Que eu recomendo:

Curso de criação de sites profissionais:

Curso  de HTML,  CSS e JavaScript:

Canal no Youtube:

Comentários

Mais vistas

Autocode - Significado e Funcionalidade

O Que é Autocode? O Autocode foi uma das primeiras linguagens de programação de computador, desenvolvida em 1952 por Alick Glennie para o computador Mark 1 na Universidade

HTML - Significado e Funcionalidade

O que é HTML? HTML é a sigla em inglês para Hypertext Markup Language, que traduzimos para o português como linguagem de marcação de hipertexto. O HTML é parte fundamental das

Semáforo - HTML, CSS e JavaScript - Tutorial

Semáforo Funcional: Aprenda a criar um semáforo funcional com este tutorial detalhado. Descubra como implementar a lógica de controle de um semáforo usando HTML, CSS e JavaScript.