Kotlin é uma linguagem de programação multiuso.
A gente consegue utilizá-la na programação back-end (recursos e estruturas que garantem a realização de ações em um site, por exemplo), front-end (parte visual de um site) mas é no desenvolvimento mobile, especialmente Android, que ela se destaca.
Várias empresas que estão no mercado utilizam Kotlin e ser multiuso é uma grande vantagem dele.
Kotlin é a linguagem oficial para desenvolvimento de aplicativos Android.
O profissional que se especializar nela pode ter uma carreira promissora.
Quando se fala em desenvolvimento de aplicativos para celular, a linguagem de programação Kotlin vem se destacando.
Bem recebida pelos desenvolvedores e adotada pelas empresas, o seu uso está em expansão, principalmente porque o Google a apresentou como a linguagem oficial para se desenvolver aplicativos Android.
O Kotlin foi desenvolvido pela JetBrains.
Essa linguagem de programação surgiu com a proposta de ser simples, concisa, intuitiva e rápida para fazer, principalmente, aplicativos para o sistema operacional Android.
Apesar de ser utilizada especialmente no desenvolvimento de aplicativos, a linguagem também pode ser usada de outras maneiras.
Características e funcionalidades da linguagem Kotlin:
Entre as características que fazem o Kotlin se destacar estão a sua sintaxe simples, a interoperabilidade com Java, códigos seguros e ser cross plataform.
Com Kotlin, a gente consegue escrever um código de forma mais simples porque é uma linguagem mais fácil de ler e é menor em comparação ao Java, uma linguagem muito mais verbosa.
Com Kotlin, a gente consegue fazer mais comandos com menos linhas de código.
Essa característica torna a vida do desenvolvedor mais produtiva.
Caso um profissional que esteja programando em Kotlin cometa algum erro, ele é avisado do erro durante o seu processo de desenvolvimento.
Isso porque o Kotlin detecta esse erro na hora que o código é escrito.
Isso é diferente do que acontece com Java, por exemplo, onde alguns erros são detectados apenas quando o programa vai ser executado.
Como o Kotlin é uma linguagem mais moderna, ele tem uma série de ferramentas que ajuda a gente a evitar alguns tipos de erros.
Por isso, no fundo, é uma linguagem mais segura de se programar no sentido de que é possível escrever um código com menos chances de dar erro.
Isso significa que é possível usar o mesmo código para fazer aplicativos para aparelhos celulares com os sistemas operacionais Android e iOS.
De acordo com a JetBrains, as versões de um aplicativo Android e iOS geralmente têm muito em comum quando se fala em gerenciamento de dados, análises e autenticação.
Por isso, faz sentido compartilhar uma única base de código para fazer versões dos aplicativos para as duas plataformas.
Em 2017, o Google anunciou o Kotlin como sendo uma das linguagens oficiais para fazer o desenvolvimento de aplicativos no sistema operacional Android.
Apesar de também ser possível utilizar Java para isso, é o Kotlin que vem ganhando cada vez mais espaço para essa finalidade.
O Google tem priorizado o Kotlin quando se fala em fazer um aplicativo Android, tanto é que ele mesmo sugere que o profissional utilize essa linguagem para isso.
Exemplo de "Hello, World!" em Kotlin:
fun main() { println("Hello, World!") }
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu feedback!