Pular para o conteúdo principal

R - Significado e Funcionalidade


O que é R?

R é uma linguagem de programação estatística e gráfica.

R é considerada como uma das melhores ferramentas para esses fins, além de ser fácil de aprender até mesmo por quem não tem familiaridade com programação.

R foi criada no departamento de Estatística da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, por Ross Ihaka e Robert Gentleman, na década de 1990.

R é multiplataforma, pode ser executado em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Linux e Macintosh.

Pelo fato da linguagem ser amplamente utilizada na manipulação, análise e visualização de dados, muitas vezes ela nem chega a ser considerada como linguagem de programação, mas sim como um produto estatístico especializado.

Funcionalidade:

R pode ser utilizada em todo o processo analítico dos dados, como coleta, mineração, Machine Learning, interpretação e apresentação desses a partir de gráficos.

Na manipulação, análise e visualização de dados, sobretudo no Business Analytics, por ser uma linguagem de programação estatística e gráfica.

Grandes empresas utilizam a linguagem R para recomendações e modelagem de comportamentos dos usuários, como o Foursquare e o Facebook.

R já vem com uma boa variedade de pacotes pré-instalados. 

Isso faz com que seja necessária a instalação apenas daqueles mais específicos que, naturalmente, variam conforme as necessidades e os objetivos de cada desenvolvedor.

Também é possível realizar atividades de forma simplificada com a passagem de uma ou duas funções para contemplar as demandas matemáticas e processamentos de dados que são considerados mais complexos e rebuscados.

Seus scripts podem ser criados e empacotados como Bibliotecas .

Principais características:

Dinamicamente tipada: É possível alterar os tipos de dados existentes nas variáveis em programas que já estejam em execução e ter maior fluidez na hora da programação, pois fica dispensada a realização de conversões dos tipos de dados.

Recursos de Inteligência Artificial: R contém recursos que oferecem suporte à Inteligência Artificial (IA), como o Machine Learning e o Deep Learning.

Integração com outras ferramentas: A linguagem R pode ser integrada a muitas outras soluções, como o GitHub, Python, Java, C, Excel e ferramentas para criação de relatórios.

Através da integração, ela consegue fornecer recursos diversos ao profissional sem que ele precise recorrer a outros meios de forma segregada.

Código aberto: A linguagem de programação R é um código aberto, ela pode ser desenvolvida por vários usuários espalhados pelo mundo. 

Essa condição permite que ela apresente sempre melhorias e otimizações necessárias para o bom trabalho dos profissionais.

R possui cerca de 2 milhões de usuários em sua comunidade ativa. 

Exemplo de "Hello, World!" em R:


cat("Hello, world!")


Se gostou do conteúdo, considere pagar-me um café:

Curso de HTML Que eu recomendo:

Curso de criação de sites profissionais:

Curso  de HTML,  CSS e JavaScript:

Canal no Youtube:

Comentários

Mais vistas

Autocode - Significado e Funcionalidade

O Que é Autocode? O Autocode foi uma das primeiras linguagens de programação de computador, desenvolvida em 1952 por Alick Glennie para o computador Mark 1 na Universidade

HTML - Significado e Funcionalidade

O que é HTML? HTML é a sigla em inglês para Hypertext Markup Language, que traduzimos para o português como linguagem de marcação de hipertexto. O HTML é parte fundamental das

Semáforo - HTML, CSS e JavaScript - Tutorial

Semáforo Funcional: Aprenda a criar um semáforo funcional com este tutorial detalhado. Descubra como implementar a lógica de controle de um semáforo usando HTML, CSS e JavaScript.