Pular para o conteúdo principal

Shell - Significado e Funcionalidade


O que é shell? 

A primeira linguagem de script em Shell, criada por Stephen R. Bourne, veio a ser implementada na versão 7 do Unix Shell e ficou conhecida como Bourne Shell (sh). 

Após a sua implementação, diversas outras linguagens de scripts baseadas no sh vieram, tais como Korn Shell, e DMERT Shell, sendo que, em 1989, foi lançada a linguagem que se tornou Shell de login padrão em diversas distribuições Linux, a GNU Bash ou simplesmente Bash .

Damos o nome de shell script para os arquivos que serão interpretados pelos programas do tipo Shell. 

Com ele é possível criar vários comandos para o Linux. 

Ou seja, criar tarefas que serão feitas de tempos em tempos, fazendo a automação desse processo, além de scripts de inicialização e outras funcionalidades.

Funcionalidade:

Sempre que um ator vai fazer uma cena, seja no cinema, televisão ou teatro, ele recebe um script. Um texto que possui várias informações sobre como ele deve agir durante a cena, quais os pontos importantes para o desenrolar da narrativa.

Os scripts no computador funcionam de forma muito semelhante. Eles são uma série de instruções que ditam a forma como o aparelho deve executar as tarefas x, sempre de acordo com o programado.

As linhas de código, dentro da linguagem de programação, podem usar um script para, por exemplo, contabilizar o número de acessos diários, se é feito pelo desktop ou mobile, geolocalização.

Podemos dizer que Shell é uma camada que possibilita aos usuários acessar e configurar comandos no sistema operacional. 

Para entender melhor, imagine uma tartaruga. Ela possui uma carapaça que a envolve e protege do mundo exterior. Assim, o corpo dela propriamente dito, não sofre grandes danos.

Shell funciona como uma espécie de interface intermediária entre o usuário e o sistema operacional. 

Ele tem funções seletivas e só permite a execução de ações de acordo com o nível de acesso de cada usuário.

Tipos de Shell:

Basicamente, existem dois tipos de Shell: o CLI e o GUI.

CLI: Sigla de “Command Line Interface”, ou seja, aqueles que têm a interface baseada em uma linha de comando. Em outras palavras, para que qualquer ação seja executada é preciso que um comando equivalente seja digitado.

GUI: Sigla de “Graphical User Interface”.  Neste caso, é feito o uso da interface gráfica para que os mesmo comando não precisem ser digitados mais de uma vez.

Estrutura da linguagem shell script:

Assim como outras linguagens de programação, a linguagem shell script possui variáveis em sua estrutura, além de decisões e laços de repetição.

Variáveis: De forma básica, quase todas as variáveis na linguagem de Shell Script são do tipo string. 

É possível, claro, fazer uma conversão do tipo de variável a depender do tipo de operação que se deseja executar.

Existe a possibilidade de criar array, fazer operações aritméticas, entre outras funções.

Operadores: A realização de cálculos matemáticos no Shell Script pode acontecer através de diversos operadores aritméticos:

+ Adição

– Subtração

* Multiplicação

/ Divisão

% Modulo

** Exponenciação

Aplicações na linguagem de programação shell script:

O shell script pode implementar diversas aplicações muito úteis ao sistema.

Automação de tarefas: Com o shell script é possível automatizar as tarefas rotineiras da sua máquina, como por exemplo atualizações de sistema, fazer upgrade, limpeza.

Manipulação de arquivos: Também é possível criar, editar, localizar e organizar arquivos por meio de shell script.

Backup de dados: O shell script também pode ser usado para configurar diretórios para que sejam feitos backups automáticos, e inserir neles argumentos utilitários.

Dessa forma, arquivos mortos podem ser movidos ou copiados para outro local.

Exemplo de "Hello, World!" em Shell:


#!/bin/bash

echo "Hello, World!"


Se gostou do conteúdo, considere pagar-me um café:

Pague-me um Café


Curso de HTML Que eu recomendo:

Curso de criação de sites profissionais:

Curso  de HTML,  CSS e JavaScript:

Canal no Youtube:

Comentários

Mais vistas

Autocode - Significado e Funcionalidade

O Que é Autocode? O Autocode foi uma das primeiras linguagens de programação de computador, desenvolvida em 1952 por Alick Glennie para o computador Mark 1 na Universidade

HTML - Significado e Funcionalidade

O que é HTML? HTML é a sigla em inglês para Hypertext Markup Language, que traduzimos para o português como linguagem de marcação de hipertexto. O HTML é parte fundamental das

Semáforo - HTML, CSS e JavaScript - Tutorial

Semáforo Funcional: Aprenda a criar um semáforo funcional com este tutorial detalhado. Descubra como implementar a lógica de controle de um semáforo usando HTML, CSS e JavaScript.