Pular para o conteúdo principal

PHP - Significado e Funcionalidade


O que é PHP?

Conhecida mundialmente, a linguagem PHP foi criada em 1994, passou por diferentes atualizações e hoje se encontra na versão 7.2. 

A linguagem de programação é leve e bastante utilizada no desenvolvimento de sites e soluções web.

A linguagem PHP foi sucesso nas décadas passadas, essa linguagem de programação continua sendo bastante utilizada em diferentes websites e soluções web, principalmente por conta das suas vantagens em comparação com outras linguagens do mercado.

Mais leve e com boa conexão com servidores no back-end, o PHP é capaz de suportar uma grande quantidade de recursos visuais sem comprometer a experiência de uso do usuário, como travamentos e lentidão.

No ano de 1994, o programador Rasmus Lerdorf criou a linguagem PHP com a finalidade de inspecionar os acessos ao seu currículo na internet.

Simples para um iniciante e completa para um programador profissional, a linguagem PHP logo se tornou uma das linguagens mais utilizadas em todo o mundo, principalmente por se tratar de uma ferramenta que oferece uma linguagem comum e diversos recursos possíveis de uso.

Com o passar do tempo, atribuições foram feitas a ferramenta, havendo evoluções, como exemplo, a implementação em C, o que promovia o desenvolvimento de web sites dinâmicos, motivando a criação de Rasmus.

No ano seguinte, em 1995, a versão de PHP/FI (Personal Home Pages/ Forms Interpreter) foi disponibilizada na web de forma que outras pessoas pudessem se beneficiar, oferecendo a correção de Bugs e sendo compatível aos diversos servidores de forma Open Source (Código aberto), existentes na época.

Em 1997, dois programadores reformularam completamente os códigos e lançaram o PHP3, alterando, inclusive, o nome para PHP HyperText Preprocessor.

Com essa alteração, a linguagem PHP passou a ser orientada a objetos e teve suporte a novos protocolos de uso.

O lançamento do PHP4 chegou dois anos depois, em 1999, que trouxe uma maior interação com outros componentes web. 

Cinco anos depois, mais uma atualização: o PHP5.

Nesse momento, os desenvolvedores implementaram uma nova visibilidade para as interfaces e para construtores e corrigiram alguns problemas da versão anterior.

Atualmente, a linguagem PHP se encontra na versão 7, trazendo melhorias de desempenho e uma maior estabilidade.

Funcionalidade:

Restrições ou diretrizes, não são os principais comandos no PHP, uma ferramenta que permite a criação de sites web e a interação com o usuário por relatórios.

A princípio, a linguagem PHP é uma linguagem livre, sem taxas e custos na instalação de sistemas operacionais, possibilitando a interação por meio de dados e aplicações presentes no servidor.

A linguagem de scripts também é usada em união com o HTML, a linguagem de marcação utilizada na construção de páginas Web. 

No momento em que o usuário deseja acessar um site, o código PHP é executado e, gera um o código HTML que irá enviar como resposta ao usuário a página carregada.

Ou seja, a linguagem PHP processa essas informações e devolve ao navegador do usuário o resultado da interpretação, que por sua vez é visto em formato HTML.

Instalar o interpretador da linguagem, um servidor web e o banco de dados, é o primeiro passo para ser inserido nesta programação com amplas funcionalidades, a qual presta suporte com a utilização de protocolos e importação de dados complexos, manuseado pelo WDDX, uma combinação de importação neutra para diferentes ambientes virtuais.

Ainda sobre comunicação entre mecanismos de dados, o PHP é uma linguagem de domínio específica com o objetivo de implementar soluções rápidas, simples e eficientes.

Embora seja uma ferramenta lançada a alguns anos, o PHP fez parte de uma das principais construções da internet: o Facebook.

O intuito dos engenheiros do Facebook é fazer com que o PHP atue cada vez mais rápido para acompanhar a demanda de usuários.

Com a colaboração do HipHop Compiler, o compilador programado para traduzir a linguagem PHP, tem o propósito de executar um maior desempenho em sua base de dados.

Além de ser uma plataforma familiarizada com o Facebook, o PHP faz parte da combinação LAMP: Linux, Apache, MariaDB ou MySQL e PHP ou Python, uma proposta de softwares livres e de código aberto.

Vantagens do PHP:

1 - Suporta uma enorme quantidade de dados.

Uma das principais vantagens de se utilizar a linguagem PHP é seu suporte a uma grande quantidade de informações. 

Principalmente com aspectos visuais, uma das preocupações dos desenvolvedores é se seu site vai oferecer uma boa experiência de uso aos usuários e se ele aguenta múltiplos acessos.

Por conta disso, o uso da linguagem PHP é recomendado justamente por oferecer um suporte maior e um desempenho consideravelmente bom nesses casos.

2 - Compatível com diversos bancos de dados.

Outra vantagem interessante de se utilizar PHP em seus sistemas web é a fácil conexão com bancos de dados tradicionais no mundo da tecnologia.

Sem restringir ou limitar o desempenho do sistema, o PHP suporta bancos como MySQL, Oracle, Interbase, Sysbase e SQLite.

3 - É fácil de aprender.

Principalmente para quem está começando agora no mundo do desenvolvimento de sistemas, a linguagem de programação PHP é uma das portas de entrada. 

Por ter uma sintaxe mais simples, direta e objetiva, programar em PHP é uma tarefa considerada fácil perto de outras existentes no mercado.

Além disso, é possível encontrar inúmeros materiais na web como tutoriais, aulas gratuitas, justamente por ter uma ampla comunidade de fãs que ainda desenvolvem em PHP nos dias atuais.

4 - Código aberto.

Seguindo nessa linha de raciocínio, o PHP é uma linguagem de programação de código aberto, facilitando ainda mais a integração entre desenvolvedores e fortalecendo a comunidade de fãs.

Principalmente para quem trabalha de forma autônoma, o PHP é uma linguagem que não possui custos para quem deseja utilizá-la. 

Por isso, é possível que você desenvolva seus próprios sistemas e aplicações web sem precisar desembolsar nada por isso.

Além disso, essa vantagem é interessante para o próprio desenvolvimento da linguagem de programação, que sempre recebe atualizações e novos recursos de modo a melhorar a experiência do usuário final e do desenvolvedor.

Exemplo de "Hello, World!" em PHP:


<?php  echo="Hello, World!"; ?>



Se gostou do conteúdo, considere pagar-me um café:

Curso de HTML Que eu recomendo:

Curso de criação de sites profissionais:

Curso  de HTML,  CSS e JavaScript:

Canal no Youtube:

Comentários

Mais vistas

Autocode - Significado e Funcionalidade

O Que é Autocode? O Autocode foi uma das primeiras linguagens de programação de computador, desenvolvida em 1952 por Alick Glennie para o computador Mark 1 na Universidade

HTML - Significado e Funcionalidade

O que é HTML? HTML é a sigla em inglês para Hypertext Markup Language, que traduzimos para o português como linguagem de marcação de hipertexto. O HTML é parte fundamental das

Semáforo - HTML, CSS e JavaScript - Tutorial

Semáforo Funcional: Aprenda a criar um semáforo funcional com este tutorial detalhado. Descubra como implementar a lógica de controle de um semáforo usando HTML, CSS e JavaScript.