COBOL é uma linguagem de programação de alto nível e orientada para negócios.
Seu principal objetivo foi o de ser uma linguagem voltada para aplicações comerciais, onde se manipulavam grandes arquivos de dados.
COBOL significa Common Business Oriented Language.
COBOL é uma Linguagem de Terceira Geração.
É apresentado como uma linguagem que comporta o uso de recursos de banco de dados, sendo possível empregar código SQL.
Esse recurso amplia o alcance do COBOL em termos de processamento em ambiente integrado.
Funcionalidade e objetivo:
COBOL foi criado com o objetivo de oferecer maior controle aos negócios, especialmente para as instituições ligadas à área financeira.
COBOL ainda é considerado uma das melhores linguagens para a área corporativa devido à sua elevada capacidade de processamento, lidando com grandes volumes de dados por causa de suas capacidades de processamento avançado de arquivos, e às normas específicas de segurança que foram desenvolvidas ao longo das décadas.
COBOL é uma linguagem de programação de computador de alto nível que tende a ser mais independente da máquina e amigável ao programador do que código de máquina da Primeira Geração ou linguagens Assembly da Segunda Geração, embora tenha um foco menos específico para a quarta e quinta Geração.
Apesar de ter sido projetada como uma linguagem estruturada, em 2002 foi lançada uma versão orientada a objetos, o que faz o COBOL suportar os conceitos da orientação a objetos.
Foi a primeira linguagem de programação de alto-nível amplamente utilizada.
É compatível com as suas versões anteriores, e tem mensagens de erro eficazes e, portanto, a resolução de Bugs é mais fácil.
COBOL é uma linguagem poderosa quando se trata de erros de software porque a linguagem oferece um grande número de ferramentas de debug e testes para diversas plataformas, o que ajuda ao desenvolvedor a escrever códigos robustos e sem erros.
COBOL teve como objetivo quando foi criado permitir que pessoas leigas em programação conseguissem entender uma aplicação escrita na linguagem, assim, sua sintaxe foi desenvolvida utilizando elementos estruturais semelhantes ao inglês, o que favoreceu a legibilidade, documentação e manutenção dos códigos.
Exemplo de "Hello, World!" em COBOL:
IDENTIFICATION DIVISION. PROGRAM-ID.HelloWorld. PROCEDURE DIVISION. DISPLAY "Hello, World!". STOP RUN.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu feedback!