Pular para o conteúdo principal

Perl - Significado e Funcionalidade

Perl

O Que é Perl?

Perl é uma linguagem de programação que foi criada por Larry Wall em 1987. 

O programador estadunidense tinha a tarefa de gerar relatórios a partir de diversos arquivos textuais com referências cruzadas. 

Assim, originalmente, a linguagem Perl foi desenvolvida para facilitar a manipulação de textos.

Apesar de não ser um acrônimo, Perl significa “Practical Extraction and Reporting Language” (em português, Linguagem Prática de Extração e Relatórios). 

Mas, hoje em dia, seus usos vão muito além da geração de relatórios e manipulação textual. 

A linguagem Perl é amplamente utilizada em múltiplas tarefas, desde a administração de sistemas Linux, até o desenvolvimento de sites.

Além de ser interpretativa (compreensível para humanos e máquinas), a linguagem Perl é de uso geral e altamente dinâmica. 

Isto é, pode ser aplicada para alcançar diversos objetivos de programação web e gerenciamento de sistemas operacionais. 

Além disso, também é flexível nessas funções, oferecendo mais de uma forma para fazer o que precisa ser feito, e sendo compatível com diversos ambientes e sistemas. 

Funcionalidades:

Mesmo tendo sido desenvolvida há mais de 30 anos com o objetivo de facilitar a extração de dados em textos e geração de relatórios, a linguagem Perl ainda é muito utilizada para estas tarefas contando com funções como Expressões Regulares. 

Ela consegue localizar expressões específicas em grandes arquivos textuais e extrair as informações necessárias destes arquivos.

Entretanto, no decorrer dessas décadas, novas funcionalidades foram desenvolvidas e novas versões surgiram na família Perl (perl 5 e perl 6, por exemplo). 

Assim se ampliou o leque de possibilidades para o uso da linguagem. 

Hoje em dia, ela é utilizada até mesmo na bioinformática, já que possibilita o processamento de informações complexas, como o DNA.

A linguagem Perl consegue automatizar tarefas em servidores, gerar elementos textuais e visuais e organizar diretórios. 

Por isso é tão comumente aplicada na criação de sites, programação de CGIs (interfaces), desenvolvimento de programas e aplicações web, e em tarefas administrativas do sistema.

Por ser dinâmica e flexível, a linguagem Perl suporta simultaneamente práticas de programação procedural e de programação orientada a objetos. 

Além disso, possui módulos que permitem que códigos escritos em outras linguagens como PythonPHPJava sejam facilmente reutilizados. Perl é  uma Linguagem de código aberto e gratuita. 

Assim, além de economizar com custos, você contribui para a sociedade em geral, pela inclusão digital, redução da pirataria, incentivo para o desenvolvimento livre e aberto de programadores da comunidade. É fácil de aprender e utilizar. 

Por ser uma linguagem de alto nível (no formato compreensível por humanos) e por utilizar expressões naturais e comuns em suas linhas de comando, é relativamente simples de aprender a programar sites e aplicações com Perl.

A linguagem Perl é compatível com diversas outras linguagens de marcação, como HTML e XML

Pode ser utilizada com diversos sistemas operacionais, como Linux, Mac e Windows. 

Ampla integração com bancos de dados terceiros. Isso inclui sistemas de gestão como MySQL, Postgres e Oracle.

Em comparação com outras linguagens, a Perl é especialmente eficiente na extração de dados de arquivos textuais e geração de relatórios, até mesmo aqueles referentes a ameaças de segurança.

Possui mais de 25.000 módulos de extensão. 

Eles podem ser utilizados para aprendizado e ampliação das funcionalidades, permitindo que você faça ainda mais com a linguagem Perl.

Exemplo de "Hello, World!" em  Perl:


print "Hello, World!\n";

Comentários

Mais vistas

Autocode - Significado e Funcionalidade

O Que é Autocode? O Autocode foi uma das primeiras linguagens de programação de computador, desenvolvida em 1952 por Alick Glennie para o computador Mark 1 na Universidade

Semáforo - HTML, CSS e JavaScript - Tutorial

Semáforo Funcional: Aprenda a criar um semáforo funcional com este tutorial detalhado. Descubra como implementar a lógica de controle de um semáforo usando HTML, CSS e JavaScript.

UI vs UX - Diferenças

Entendendo as diferenças entre UI e  Ux: Quando se trata de design de produtos digitais, os termos UI e UX são frequentemente usados juntos, mas representam conceitos distintos. Embora