O Que é Dart?
Dart é uma linguagem de programação multiparadigma, fortemente tipada e multiplataforma.
Dart foi concebida na conferência GOTO na Dinamarca em outubro de 2011, com o objetivo inicial de substituir o JavaScript para o desenvolvimento de scripts em páginas web.
Dart é usada por desenvolvedores de todo o mundo e está na 18ª posição no ranking das tecnologias preferidas pelos desenvolvedores, segundo a pesquisa Stack OverFlow de 2021.
Funcionalidade:
Hoje, sabemos que o Dart não obteve muito sucesso em sua missão inicial em substituir o JavaScript nos navegadores.
Porém, o desenvolvimento e posterior sucesso do Flutter, que é fundamentado no Dart, fez com que a linguagem voltasse à tona, atraindo a atenção de muitos desenvolvedores.
O Dart possui algumas variantes no que diz respeito a seu ambiente de execução.
O código Dart pode ser executado em uma máquina virtual (chamada DartVM, máquina virtual está inserida em um conjunto de ferramentas chamado Dart Native).
Esta máquina virtual ainda pode ser executada em dois modos diferentes, JIT (Just-in-Time Compiler) e AOT (Ahead-of-Time Compiler).
De maneira mais simplista, a compilação JIT ocorre no momento da execução de um trecho de código, onde o código Dart é convertido para código de máquina à medida em que ele é executado.
Já na execução AOT, o código é convertido para código de máquina previamente.
A outra maneira na qual podemos executar o código Dart é através de um processo de transpilação para JavaScript através da ferramenta dart2js, ferramenta esta também integrante do Dart SDK.
Todos estes modos de execução tornam o Dart uma linguagem muito flexível e que pode ser executada tanto em ambientes nativos (como em aplicações mobile e desktop) como em ambientes web (como em uma aplicação web que utilize o Angular, por exemplo).
Dart é utilizada para escrever o Flutter, um Framework único que permite aos desenvolvedores criar aplicações para várias plataformas a partir de um único código-base.
Principais características da Dart:
Baseada em compilação de código JavaScript
Baseada em classes
Orientada a objetos
Tem sintaxe baseada na linguagem C
Implementa heranças simples
Suporta os principais tópicos da OO
Interfaces, classes abstratas, genéricos e tipos opcionais
Exemplo de "Hello, World!" em Dart:
void main() { print("Hello, World!"); }
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu feedback!