Pular para o conteúdo principal

Quantas linguagens de programação existem atualmente no Mundo?


Quantas linguagens de programação existem no Mundo?

Primeiramente precisamos entender o que é uma linguagem de programação:

Linguagem de programação é uma linguagem que, através de uma série de passos, possibilita que o programador ou programadora escreva uma série de comandos que podem resolver um problema. 

Ou seja, se o programador(a) quer fazer uma função que faça a subtração de dois números, ele precisa escrever uma função, passando dois números como parâmetros.

A linguagem de programação permite que o hardware (parte física do computador, como placa-mãe, cooler) se comunique com a parte lógica do computador, que seriam os programas escritos na linguagem JavaScript, por exemplo.

De acordo com a Universia (maior rede universitária do mundo), há cerca de 1.300 linguagens de programação conhecidas, sendo que o número das mais usadas bate os 50, segundo a Tiobe

Uma das primeiras linguagens que se tem notícia no mundo da programação é a Plankalkül, criada por Konrad Zuse na Alemanha Nazista.

No entanto, ela quase não teve impacto no futuro das linguagens de programação.

Foi com o avanço da Tecnologia da Informação que surgiram novas linguagens, como as mais conhecidas e importantes da atualidade.

Cada desenvolvedor ou programador tem sua preferência, além disso, dependendo da sua carreira, você pode adotar tecnologias mais condizentes com o trabalho do dia a dia. 

No entanto, há alguns idiomas que se sobressaem nas comunidades de Front-end e Back-end , Data Science e FullStack Developers .

Ranking das linguagens mais populares, segundo a RedMonk (divulgado em 2024): 

JavaScript, Python, Java, PHPC, C++, C#, TypeScript, Ruby, Swift, R, Objective-C, Scala, Shell, Go, Powershell, Kotlin, RustDart.

Além de verificar, mês a mês, as tecnologias mais usadas pelos desenvolvedores, a empresa Tiobe faz um levantamento anual das linguagens de programação que receberam avaliações mais positivas.

2020 - Python, 2019 - C, 2018 - Python, 2017 - C, 2016 - Ir,  2015 - Java, 2014 - JavaScript, 2013 - Transact-SQL, 2012 - Objective-C, 2011 - Objective-C

Linguagens de Programação brasileira:

Elixir: a linguagem Elixir foi desenvolvida pelo brasileiro José Valim e foi bem recebida no Vale do Silício.

LuaLua foi a primeira linguagem desenvolvida por brasileiros, mais especificamente na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro.

Linguagens de programação que estão em alta:

Python: linguagem open source criada em 1991 com fácil curva de aprendizado, sendo usada em várias carreiras, especialmente em Data Science.

Java: criada em 1995, foi muito utilizada no passado, mas continua em evidência, sendo bastante versátil e podendo ser utilizada em qualquer sistema.

C e C++: embora sejam diferentes, acabam sendo bastante requisitadas nas principais ofertas de emprego, por garantirem aplicações robustas e completas.

JavaScript: ela ocupa a liderança dos principais rankings de linguagens de programação, além de continuar sendo uma das principais tendências para os próximos anos.

Go: a linguagem criada pelo Google vem crescendo, principalmente devido à facilidade na criação de aplicações web e APIs, mantendo-se como uma das apostas para os próximos anos.

Se gostou do conteúdo, considere pagar-me um café:

Curso de HTML Que eu recomendo:

Curso de criação de sites profissionais:

Curso  de HTML,  CSS e JavaScript:

Canal no Youtube:

Comentários

Mais vistas

Autocode - Significado e Funcionalidade

O Que é Autocode? O Autocode foi uma das primeiras linguagens de programação de computador, desenvolvida em 1952 por Alick Glennie para o computador Mark 1 na Universidade

HTML - Significado e Funcionalidade

O que é HTML? HTML é a sigla em inglês para Hypertext Markup Language, que traduzimos para o português como linguagem de marcação de hipertexto. O HTML é parte fundamental das

Semáforo - HTML, CSS e JavaScript - Tutorial

Semáforo Funcional: Aprenda a criar um semáforo funcional com este tutorial detalhado. Descubra como implementar a lógica de controle de um semáforo usando HTML, CSS e JavaScript.