Pular para o conteúdo principal

Powershell - Significado e Funcionalidade

Powershell

O que é Powershell?

Primeiramente precisamos entender o que significa Shell

Dentro da ciência relacionada aos computadores, isso significa uma interface voltada para os utilizadores, dando a eles acesso a uma vasta gama de serviços dentro de um sistema operacional. 

Ela pode ter como base uma linha de comandos ou uma interface gráfica.

O PowerShell é uma Shell, e foi desenvolvida pela Microsoft.

Ela tem como principal base o .NET Framework , incluindo uma linha de comandos e, também, uma linguagem de script para facilitar toda a utilização do programa.

Mesmo que tenha uma repercussão um pouco menor do que o prompt de comandos, essa ferramenta não é utilizada, unicamente, para resolver problemas do Windows 10. 

Há versões anteriores do ano de 2006 que funcionavam no Windows XP, quando essa ferramenta foi lançada.

Da mesma maneira que os sistemas operacionais da Microsoft, o PowerShell poderá evoluir pouco a pouco, levando em consideração as alterações dentro do mercado digital. 

Dessa maneira, muitas versões poderão continuar circulando.

Funcionalidade:

Powershell foi projetada pela Microsoft com o principal objetivo de promover uma automatização e resolução de problemas de maneira rápida. 

Assim, as pessoas que o utilizavam poderiam executar várias tarefas de modo ágil sem que precisassem lidar com um longo e tedioso processo de gestão.

Os recursos apresentados pelo PowerShell são bastante amplos e permitem que pessoas usuárias tenham a capacidade de simplificar e automatizar as tarefas que, antes, pareciam muito chatas e repetitivas. 

Desse modo, de pouco em pouco, é possível criar scripts e combinar uma série de comandos para agilizar qualquer processo desejado.

Powershell ISE:

Além do Powershell comum, também é possível se deparar com o Windows Powershell ISE. 

A sigla presente em sua nomenclatura significa Integrated Scripting Environment e se mostra uma interface gráfica onde a pessoa usuária poderá executar alguns comandos, bem como criá-los e modificá-los, além de poder testar scripts.

Sendo assim, essa ferramenta em especial pode permitir que o desenvolvimento de scripts seja facilitado, organizando-os em coleções de comandos. 

Nessas coleções, o desenvolvedor ou desenvolvedora poderá adicionar uma lógica complexa para que a sua execução saia conforme o planejado. 

O ISE é projetado para atender às necessidades dos administradores de sistemas vinculados ao Windows.

Um pouco mais sobre o Powershell:

A primeira versão foi lançada em novembro de 2006 para a versão do Windows XP. 

Além disso, também podia se enquadrar no Windows Server 2003 e Windows Vista. 

Sua versão mais recente é a 5.1, sendo entregue como uma parte do aniversário do Windows 10.

É possível utilizar a ferramenta com o intuito de mostrar todos os dispositivos USB que estão instalados em um ou mais computadores, além de definir uma tarefa mais demorada para ser executada.

O Windows Powershell está mais voltado para pessoas desenvolvedoras de comandos, principalmente para as que necessitam de informações de referência acerca das APIs fornecidas pelo próprio programa.

Comandos úteis do Powershell:

O Powershell aparece como uma das melhores alternativas para quem deseja utilizar uma versão alternativa para o bom e velho prompt de comando. 

Ainda que o Windows tenha sistemas de menor uso de linha de comando, aplicar essa ferramenta em alguns processos poderá ajudar a solucionar problemas ou, simplesmente, facilitar uma atividade.

Uma das maiores diferenças observadas entre essa nova versão e o prompt de comando é, justamente, a profundidade das funções.

Exemplo de "Hello, World!" em  Powershell:


Write-Host "Hello, World!"

"Hello, World!" | Write-Host

Comentários

Mais vistas

Autocode - Significado e Funcionalidade

O Que é Autocode? O Autocode foi uma das primeiras linguagens de programação de computador, desenvolvida em 1952 por Alick Glennie para o computador Mark 1 na Universidade

Semáforo - HTML, CSS e JavaScript - Tutorial

Semáforo Funcional: Aprenda a criar um semáforo funcional com este tutorial detalhado. Descubra como implementar a lógica de controle de um semáforo usando HTML, CSS e JavaScript.

UI vs UX - Diferenças

Entendendo as diferenças entre UI e  Ux: Quando se trata de design de produtos digitais, os termos UI e UX são frequentemente usados juntos, mas representam conceitos distintos. Embora