Primeiramente precisamos entender o que é uma linguagem de programação:
Uma linguagem de programação é uma linguagem que, através de uma série de passos, possibilita que o programador ou programadora escreva uma série de comandos que podem resolver um problema.
Ou seja, se o programador(a) quer fazer uma função que faça a subtração de dois números, ele precisa escrever uma função, passando dois números como parâmetros.
A linguagem de programação permite que o hardware (parte física do computador, como placa-mãe, cooler) se comunique com a parte lógica do computador, que seriam os programas escritos na linguagem JavaScript, por exemplo.
Aprendemos o que é Linguagem de programação, agora vamos ver a diferença entre Linguagem de alto nível e Linguagem de baixo nível:
Linguagem de alto nível:
Linguagem de alto nível é aquela cuja sintaxe é voltada para o entendimento humano.
Isso significa que esse tipo de linguagem é muito mais intuitivo, amigável e mais fácil de aprender, principalmente para iniciantes na área de programação.
As linguagens de alto nível abstraem conceitos voltados para a máquina e sintetizam comandos.
Por exemplo: “print” e “delete” são instruções comuns nessas linguagens que, como os termos sugerem, servem para mostrar uma informação na tela ou deletar algum dado, respectivamente.
Principais linguagens de alto nível:
JavaScript, Ruby, Python, C#, C, Swift, PHP.
Linguagem de baixo nível:
Linguagem de baixo nível é voltada para o entendimento da máquina.
Por isso, elas têm uma sintaxe mais complexa e não contam com comandos tão intuitivos.
Por exemplo: as instruções “print” e “delete” que foi citado anteriormente, apesar de serem de fácil assimilação para uma pessoa, é evidente que o computador não é capaz de entender tais comandos.
Pois a linguagem da máquina é constituída apenas por sequências de 0 e 1, o chamado código binário.
Então, as linguagens de baixo nível têm instruções mais diretas para o processador por isso, são mais próximas da linguagem da máquina.
Portanto, para utilizá-las é preciso conhecer não só a linguagem, mas também o hardware do dispositivo com o qual irá trabalhar, a principal linguagem de baixo nível que temos é o Assembly.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu feedback!