O Que é Lisp?
Lisp é uma família de linguagens de programação concebida por John McCarthy em 1958.
A linguagem Lisp foi projetada primariamente para o processamento de dados simbólicos. Lisp é uma linguagem formal matemática.
Durante os anos de 1970 e 1980, Lisp se tornou a principal linguagem da comunidade de inteligência artificial, tendo sido pioneiro em aplicações como administração automática de armazenamento, linguagens interpretadas e programação funcional.
Seu nome vem de List Processing (a lista é a estrutura de dados fundamental desta linguagem).
Tanto os dados como o programa são representados como listas, o que permite que a linguagem manipule o código fonte como qualquer outro tipo de dados.
A primeira implementação da linguagem se dá no inverno de 1958.
A motivação de McCarthy surgiu da ideia de desenvolver uma linguagem algébrica para processamento de listas para trabalho em IA (inteligência artificial).
Dialetos Lisp:
Esforços para a implementação de seus primeiros dialetos foram empreendidos no IBM 704, IBM 7090, DEC PDP-1, DEC PDP-6 e DEC PDP-10.
O dialeto principal entre 1960 e 1965 foi o Lisp 1.5 .
No início dos anos 1970, houve outros dois dialetos predominantes, desenvolvidos através de esforços anteriores: MacLisp e Interlisp.
Funcionalidade:
As primeiras implementações do Lisp foram realizados nos IBM 704 e 7090, e posteriormente concentraram-se nos DEC PDP-6 e PDP-10, este último sendo o baluarte do Lisp e das pesquisas em IA (inteligência artificial) em lugares como o MIT (Massachussets Institute of Tecnology) e as Universidades de Stanford e Carnegie-Mellon até metade dos anos 1970.
O computador PDP-10 e seu antecessor, o PDP-6 eram por definição, especialmente adequados para o Lisp, por possuirem palavras de 36 bits e endereços de 18 bits.
Esta arquitetura permitia um registro de um cons cell (par pontuado) em uma única palavra de memória, em instruções simples extraíam o seu car e cdr.
Esses computadores possuíam também poderosas instruções de pilha, que proporcionavam rápida chamada a funções.
Porém suas limitações em 1973 eram evidentes. suportavam um pequeno número de pesquisadores utilizando o Lisp e seu endereçamento em 18 bits limitava o espaço dos programas.
Uma resposta para o problema de endereçamento foi o desenvolvimento do "Lisp Machine",um computador dedicado especialmente à tarefa de trabalhar com a linguagem.
Outra solução foi a utilização de computadores de uso geral com maior capacidade de endereçamento, como o DEC VAX e o S1 Mark IIA.
Muitos programadores de Lisp foram inspirados por escritores como Paul Graham e Eric S.
Raymond para buscar uma linguagem que outros consideram antiquada.
Os programadores New Lisp frequentemente descrevem a linguagem como uma experiência de abrir os olhos e afirmam ser substancialmente mais produtivos do que em outras linguagens.
Exemplo de Hello World em Lisp:
format t "Hello, World!"
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu feedback!